O programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Cemig existe há quase 20 anos e prepara a companhia para os desafios do setor elétrico
Nosso Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foi criado para trazer mais inovações para a nossa empresa e prepará-la para os diversos desafios tecnológicos do setor elétrico. O programa existe há quase vinte anos e, desde então, várias estratégias diferenciadas e inovadoras já foram apresentadas para pautar os nossos serviços e nossas diretrizes.
Regulado pela Aneel, o P&D também recebe suporte da Lei nº 9.991, de julho de 2000, que estabelece que concessionárias e permissionárias de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica apliquem anualmente parte da sua receita operacional líquida no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica.
Inovação constante é um dos grandes pilares da Cemig, e parte disso é conhecer novas ideias para o setor de energia. Por isso, lançamos o Desafio Cemig de Inovação 2021, com o objetivo de captar propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento que tragam soluções para os desafios apresentados nos macro temas:
- Produtos e Serviços Inteligentes
- Sistemas Elétricos do Futuro
- Eletrificação e Eletromobilidade
- Alternativas em Geração Sustentável
O Desafio ficará aberto por 18 meses, e, durante esse período, qualquer interessado poderá submeter sua ideia dentro dos temas descritos acima, por meio de formulário específico.
O processo de seleção da proposta será realizado por etapas e níveis. Caso o proponente seja aprovado na 1ª e na 2ª etapas, seguirá para a 3ª, para formatação de um projeto.
Podem enviar proposições pessoas físicas e sociedades jurídicas com sede no Brasil.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – RESULTADO PARCIAL Nº 01
A Cemig comunica que o projeto: Interconexão de Módulos de Perovskita, foi classificado no âmbito do Macrotema: Alternativas em Geração Sustentável do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – Resultado Parcial Nº 02
A Cemig comunica que o projeto: Sistema Integrado de Visão Computacional para Proteção à Receita e Segurança do Trabalho, foi classificado no âmbito do Macrotema: Sistemas Elétricos do Futuro do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – RESULTADO PARCIAL Nº 03
A Cemig comunica que o projeto: Sistema integrado para gestão de riscos e retorno no mercado de energia brasileiro foi classificado no âmbito do Macrotema: Sistemas Elétricos do Futuro do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – RESULTADO PARCIAL Nº 04
A Cemig comunica que o projeto: Supervisório de Controle de Cheias foi classificado no âmbito do Macrotema: Sistemas Elétricos do Futuro do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – RESULTADO PARCIAL Nº 05
A Cemig comunica que o projeto: Plataforma de Coleta, Tratamento e Processamento de Dados Satelitais para GTD foi classificado no âmbito do Macrotema: Sistemas Elétricos do Futuro do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – RESULTADO PARCIAL Nº 06
A Cemig comunica que o projeto: Solução Autônoma integrada para instalação e manutenção de esferas de sinalização em linhas de transmissão e distribuição, foi classificado no âmbito do Macrotema: Sistemas Elétricos do Futuro do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – Resultado Parcial Nº 07
A Cemig comunica que o projeto: Desenvolvimento de Sistema de Produção Integrada de Energia Elétrica Fotovoltaica e Alimentos – Agrivoltaico, foi classificado no âmbito do Macrotema: Alternativas em Geração Sustentável do Desafio Cemig de Inovação.
DESAFIO CEMIG DE INOVAÇÃO – Resultado Parcial Nº 08
A Cemig comunica que o projeto: Metodologia para planejamento estratégico do H2 Verde no contexto das empresas do setor elétrico e desenvolvimento de Roadmap Tecnológico para o estado de Minas Gerais, foi classificado no âmbito do Macrotema: Alternativas em Geração Sustentável do Desafio Cemig de Inovação.
INOVA CEMIG – DESAFIO DE PDI 2.0 – RESULTADO PARCIAL Nº 01
A Cemig comunica que o projeto: Bess Móvel Versátil – Plug & Play foi classificado no âmbito do Macro tema Estratégico TE5 – Eletricidade de Baixo Carbono.